Audiência com o SOS Emprego discute contratação de mão de obra local para construção da termoelétrica

Georgeo cobra transparência da Sefaz
22 de novembro de 2017
Georgeo pede apoio para reabertura do matadouro de Ribeirópolis
27 de novembro de 2017
Exibir tudo

Audiência com o SOS Emprego discute contratação de mão de obra local para construção da termoelétrica

Na tarde desta quarta-feira, 22, a Assembleia Legislativa recebeu uma audiência pública com o objetivo de discutir a contratação de mão de obra para a construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, no município de Barra dos Coqueiros. Centenas de trabalhadores participantes do Movimento SOS Emprego lotaram as galerias da Alese para acompanhar o ato que teve autoria dos deputados estaduais Georgeo Passos (PTC) e Moritos Matos (PROS).

A Usina, que está sendo construída pela Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) deveria contratar 85% de mão de obra sergipana. Contudo, os representantes do Movimento SOS Emprego expuseram a grave situação do empreendimento, que tem preterido a contratação de trabalhadores locais e trazendo funcionários de outros Estados. No início deste mês, manifestações foram realizadas em frente ao empreendimento e que resultou em confronto com a polícia.

“A falta de emprego é um problema sério e que tem afetado muitos sergipanos. O que está em jogo é o sustento de várias famílias. O que estamos vendo é algo bem diferente do que o Governo vem divulgando. Sabemos que a maioria das pessoas que estão lá são de fora, ocupando vagas do trabalhador sergipano. Trabalhadores que tem como única arma as carteiras de trabalho e busca por seus direitos. Pais de família que só querem trabalhar”, afirmou Georgeo Passos, durante a audiência.

Presidida por Georgeo, a mesa foi formada pelos deputados Moritos Matos, Garibalde Mendonça (PMDB), vice-presidente da Mesa Diretoria da Alese, Pastor Antônio dos Santos (PSC), Jairo de Glória (PRB), Luciano Pimentel (PSB), a vereadora Pastora Salete, representando a Câmara da Barra dos Coqueiros, e os representantes do Movimento SOS Emprego, Fernandes Caetano e Clodoaldo Santos de Melo.

Também estiveram presentes o deputado estadual Capitão Samuel (PSL), representantes dos deputados Venâncio Fonseca (PP) e Maria Mendonça (PP), o vereador Elton Lima, de Rosário do Catete, a vereadora Grace Cristina, da Barra dos Coqueiros, e o advogado Isaac, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Apesar de convidadas, a Celse e a Secretaria de Estado da Indústria e Comércio não mandaram representantes para a audiência.

Indignação

Representante do SOS Emprego, Fernandes Caetano afirmou que a luta do movimento não é diretamente contra os trabalhadores vindo de outros Estados. “É contra empresários que colocam trabalhadores contra trabalhadores e o Governo que deixa seu próprio povo sem trabalho”, garantiu. Para Clodoaldo Santos, a situação é inadmissível.

“Se temos tudo em nossa mão, por que nos humilhar mendigando emprego? É uma vergonha para nós. Como é que tantos pais de família lutam por seus direitos e não são respeitados? Precisamos dessas vagas de emprego para defender o pão para os nossos filhos. Estamos fazendo um apelo para que olhem por nós”, pediu.

A vereadora Pastora Salete tem dado todo o suporte para o movimento e apoio as manifestações em frente ao canteiro de obras da termoelétrica. Para ele, o que vem acontecendo em Barra dos Coqueiros é vergonhoso. “Quando essa termoelétrica veio para ser instalada maravilhou a todos pela oportunidade de emprego. Mas, infelizmente, não estamos vendo isso. E tivemos que dar as mãos para lutar por uma coisa que é nossa. Não estamos mendigando nada”, assegurou.

Ao final do encontro, ficou definido que será formada uma comissão de parlamentares que deverá solicitar audiência com o governador Jackson Barreto pedindo diálogo na questão e levando a pauta do Movimento SOS Emprego. “O direito desses trabalhadores precisa ser respeitado. O Governo não pode apenas sentar com os empresários. Tem que sentar com os pais de família para ouvir o outro lado também”, garantiu Georgeo Passos.

Daniel Soares
Daniel Soares
Jornalista da equipe de Assessoria de Comunicação do Deputado Georgeo Passos. DRT 1806. Contato: (79) 99802-2490.