Georgeo cobra estudo de impacto financeiro sobre redução do ITCMD

Artistas expõem em audiência as dificuldades em manter a tradição do Forró Pé de Serra
11 de abril de 2019
Alese aprova projetos de resolução do Deputado Georgeo Passos
22 de abril de 2019
Exibir tudo

Georgeo cobra estudo de impacto financeiro sobre redução do ITCMD

Foi aprovado nesta terça-feira, 16, nas comissões parlamentares, o Projeto de Lei nº 62/2019, de autoria do Poder Executivo, que pretende reduzir a alíquota do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD). A previsão é de que a matéria seja votada em plenário da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta, 17.

O deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, foi um dos que votou favorável a proposta, que reduzirá alíquota de 8% para 2%, e anunciou que também aprovará o PL em plenário. Contudo, o parlamentar alertou nesta terça sobre um problema da matéria enviada à Alese.

Georgeo explica que, após analisar com cautela, percebeu que o texto não contempla uma regra da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas especificamente, o artigo 14, que trata sobre as exigências para a renúncia de receita. “Ele está em desacordo e precisa ser completado”, assegurou.

“Como vai haver renúncia de receita, a LRF diz que o projeto precisa ser acompanhado de um estudo de impacto orçamentário no exercício em que deve iniciar sua vigência e nos dois seguintes. Mas esse estudo não foi enviado até o momento para a Assembleia”, explicou Georgeo.

O parlamentar disse que, apesar de ser favorável à matéria, espera o envio do estudo para a Casa até a votação de amanhã. “O que a gente quer é somente ficar resguardado. É só uma formalidade, mas que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige”, completou. O parlamentar lembrou ainda que isso pode resultar em punição para o governador no futuro.

“O que pode acontecer é que se for aprovado estará passível do Ministério Público ou de alguém que provocar o Poder Judiciário questionar essa Lei. Vimos isso acontecendo em outros Estados da Federação. Inclusive, pode acarretar alguma sanção por improbidade administrativa. Fica aqui o nosso alerta”, finalizou Georgeo.

Daniel Soares
Daniel Soares
Jornalista da equipe de Assessoria de Comunicação do Deputado Georgeo Passos. DRT 1806. Contato: (79) 99802-2490.