single-post

Audiência na Alese irá discutir panorama da assistência farmacêutica

06/09/2019

Na próxima segunda-feira, 9, a partir das 8h30, acontecerá no plenário da Assembleia Legislativa a Audiência Pública “Panorama da Assistência Farmacêutica no Cenário Nacional e Local”. A iniciativa é do deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, autor da proposta para o evento, e tem a parceria do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRFSE).

Serão realizadas três palestras durante a audiência pública. A primeira delas será ministrada pela Dra. Gilcilene Maria dos Santos El Chaer, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal e membro da Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Farmácia. Ela falará sobre “A Assistência Farmacêutica na Legislação Federal: avanços e ameaças”.

A segunda palestra trará o tema “Implantação do Curso de Farmácia na UFS e o seu impacto na Assistência Farmacêutica Sergipana” e será apresentada pelo Dr. Divaldo Pereira Lyra Júnior, professor da Universidade Federal de Sergipe. Já Marcos Cardoso Rios, presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe também será um dos palestrantes, abordando a “Assistência Farmacêutica em Sergipe: Impacto nos serviços Públicos e Privados”.

Segundo o presidente do CRFSE, a audiência representa um marco na área. “É preciso trabalhar a assistência farmacêutica como estratégia de segurança à saúde da população, no que se refere ao uso racional de medicamentos e a qualidade de vida dos pacientes”, explica. Rios agradeceu o apoio do deputado Georgeo Passos. “Através dele, iremos a Casa Legislativa para discutir o assunto que é um problema de Estado”, completa.

Georgeo corrobora com a necessidade e a importância de levar esse debate para a Assembleia Legislativa Sergipana. “Quando falamos de assistência farmacêutica estamos falando de saúde e da vida das pessoas. Por isso, é essencial que possamos promover essa discussão no plenário como forma de debater a área e as melhorias que isso pode significar para a nossa sociedade”, frisou o parlamentar.