single-post

Georgeo: “Governo aumenta tarifa da Deso como presente para o povo”

27/02/2020

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 27, trouxe uma notícia não muito boa para aqueles que necessitam dos serviços da Deso. É que foi publicada a Portaria 08/2020 da Agrese anunciando um reajuste de 5,36% na tarifa de água a partir do próximo dia 1º de março. O deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, criticou duramente o reajuste, o qual classificou como um presente de carnaval do Governo Belivaldo Chagas. 

“Um presente maldoso, concedido logo após o carnaval. Na certa, o governador acreditou que ninguém prestaria atenção nesse aumento logo após as festas, que muitos não veriam o Diário Oficial. Mas estamos atentos e não achamos correto um reajuste tão grande”, afirmou. Georgeo destacou que os 5,36% a mais na tarifa são maiores do que a inflação no ano passado. 

“Em 2019 já haviam reajustado o valor da água em 5%. Agora, acrescentam 5,36%, ultrapassando a inflação de 2019, que chegou aos 4,31%. Enquanto isso, os funcionários públicos do Estado estão há anos sem um aumento sequer. Não vemos justificativas para esse aumento e vamos cobrar explicações para entender um pouco melhor como foi que foram feitos esses cálculos”, avisou o deputado. 

Georgeo lembrou que, apesar dos constantes reajustes, a Deso sofre muitas críticas por problemas em sua prestação. Na análise do parlamentar, em vez de o órgão aumentar as taxas deveria focar na melhoria dos serviços ofertados. “São constantes faltas de água, rompimento de adutoras, e várias outras situações. Era na solução dessas questões que eles deveriam se ater, mas preferem somente colocar a mão no bolso do contribuinte”, finalizou.