PL do piso dos advogados deve ser votado na próxima semana
22 de março de 2017Georgeo Passos preside Seminário da Unale no ES
24 de março de 2017
Uma das políticas mais utilizadas pelo Governo para atrair empresas para o Estado é a concessão de desonerações fiscais. Contudo, não há uma publicidade que permita a clareza diante desses benefícios.
Mas um Projeto de Lei protocolado este mês na Assembleia Legislativa pretende mudar essa situação. De autoria do deputado estadual Georgeo Passos (PTC), o PL número 02/2017 quer publicitar as desonerações fiscais concedidas pelo Governo Estadual.
A proposta é simples: caso se torne Lei, o Poder Executivo será obrigado a disponibilizar na internet o demonstrativo das desonerações concedidas. A publicação deve ser em formato aberto, para facilitar a análise das informações, com a manutenção das publicações dos últimos cinco anos. Segundo Georgeo Passos, o objetivo é aumentar o processo de transparência da gestão.
“Não são raras as denúncias de desonerações indevidas, exorbitantes e direcionadas e de justificativa questionável. Por isso, seus valores precisam ser disponibilizados de forma sistemática e periódica, para um melhor controle institucional e social, além de possibilitar estudos técnicos sobre o impacto e avaliação de resultados em termos econômicos, sociais”, justificou o parlamentar.
O PL tem fundamento constitucional no artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece a Publicidade como um dos princípios da administração pública em nosso país. Além disso, Georgeo lembra que a Lei de Acesso à Informação – Lei n 12.527/2011, regulamentou diversos aspectos acerca do acesso as informações públicas por parte dos cidadãos.
“É isso que o nosso projeto pretende atender, uma vez que o processo de transparência sobre as desonerações fiscais, que tem sido amplamente utilizadas pelos diversos entes sem um controle social devido. É de suma importância a aprovação do presente projeto para assegurar aos cidadãos, seus representantes e às instituições o fácil acesso a estas informações, permitindo uma melhor atuação na fiscalização das ações de Governo”, finalizou o deputado.