Georgeo cobra explicações sobre atraso em obra de rodovia
13 de novembro de 2017Governo dá calote de R$ 70 milhões no ICMS dos municípios
16 de novembro de 2017O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) sugeriu aos colegas parlamentares uma audiência pública para debater sobre a contratação de mão de obra utilizada na construção da Usina Termoelétrica na Barra dos Coqueiros. A sugestão foi feita durante o grande expediente da sessão plenária desta terça-feira, 14, na Assembleia legislativa.
A motivação do parlamentar foram as recentes manifestações do Movimento SOS Emprego que nesta semana realizou atos pacíficos na porta do canteiro de obras da usina pedindo que o consórcio responsável pelo empreendimento contrate trabalhadores sergipanos. “Em um momento de crise e desemprego, é importante que se valorize os trabalhadores daqui quando surge uma oportunidade como essa”, afirmou.
“Lógico que para as funções que não se tenham a qualificação adequada, busca-se em outros locais. Mas o que percebemos é que os profissionais sergipanos capacitados estão sendo renegados. São pais de família que estão buscando apenas um trabalho para se manter e que tem na termoelétrica uma oportunidade para isso”, completou Georgeo.
Ainda em seu discurso, o deputado falou sobre a importância deste movimento. “O SOS Emprego é um movimento pacífico, formado por trabalhadores que só desejam ingressar no mercado de trabalho. Ou seja, pessoas que só estão buscando uma oportunidade. Porém, mais de 10 viaturas foram disponibilizadas para acabar com a uma manifestação. Em vez de reprimir os bandidos, a força estatal foi colocada contra pais de famílias de bem, que só estão em busca de emprego. Algo lamentável”, reclamou Georgeo.
O parlamentar lembrou que no mês de maio deste ano já cobrou do Governo uma forma para que grandes investimentos em Sergipe utilizem mão de obra local. Coincidentemente, no mesmo mês, o Estado divulgou a informação de que 85% dos trabalhadores que atuam na construção da termoelétrica são sergipanos. Mas, segundo o SOS Emprego, esse dado não condiz com a realidade.
Para Georgeo, a audiência poderá esclarecer essa discussão. “Precisamos ouvir os representantes do Movimento SOS sobre o que está acontecendo. A luta dos trabalhadores é justa e eles precisam desta Casa. Peço o apoio dos colegas parlamentares para que possamos o quanto antes marcar essa audiência e levar esse debate a diante”, finalizou Georgeo.