Georgeo: “Fábio mostra mais uma vez que é continuidade dos Governos anteriores”
18 de maio de 2023Justiça suspende PSS da Educação
19 de maio de 2023O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) protocolou novamente na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei com o objetivo de estabelecer diretrizes para a prestação de auxílio, proteção e assistência aos servidores públicos civis e militares do Estado que se tornem vítimas de violência, tanto no ambiente de trabalho como fora dele.
É a segunda vez que o parlamentar tenta aprovar essa proposta. A primeira ocorreu em 2019, quando ele apresentou um PL semelhante. Contudo, o texto não conseguiu tramitar na Casa. Com a nova legislatura, Georgeo resolveu protocolar novamente a matéria, na esperança de que desta vez o Legislativo Estadual apoie a causa.
“É uma ação importante e que merece nossa atenção e apoio. Queremos proporcionar apoio e proteção aos servidores públicos que sofrem com a violência, visando melhorar sua qualidade de vida e garantir um ambiente de trabalho seguro. Esperamos que o Parlamento compreenda isso e, desta vez, o PL tramite”, explicou o deputado.
Caso o texto seja aprovado, será oferecido atendimento prioritário para os servidores por meio de ações judiciais movidas pela Defensoria Pública Estadual, além de serviços médicos, tratamento psicológico e terapêutico tanto para os servidores quanto para seus familiares. Também prevê que sejam criados meios de proteção.
O projeto determina ainda que se promovam campanhas de prevenção à violência contra os agentes públicos, divulgue anualmente o Mapa da Violência contra os servidores e implemente um programa para redução dos índices de violência. “Medidas, aparentemente simples, podem ter um grande impacto”, defendeu o deputado.
Segundo a Perícia Médica Oficial do Estado de Sergipe, centenas de servidores de diferentes áreas estão afastados devido a doenças relacionadas a transtornos mentais e comportamentais. O deputado ressalta que muitos desses casos estão relacionados à violência sofrida pelos servidores. “Muitos vivem em constante estado de estresse”, alertou Georgeo.
O acúmulo de tensão do dia a dia pode se estender para suas vidas pessoais. Quando esses servidores ou seus familiares se tornam vítimas de violência, podem enfrentar enormes transtornos. “Temos que proporcionar condições dignas de trabalho e fazer com que os servidores se sintam valorizados e amparados pelo Estado”, completou o deputado.
FOTO: Joel Luiz / Alese