Radialista Luciano Oliveira recebe Medalha da Ordem do Mérito Radialista João de Menezes Barros Filho
14 de junho de 2024Georgeo prestigia comemoração junina no Lar dos Idosos em Ribeirópolis
22 de junho de 2024O São João será comemorado na próxima segunda-feira, dia 24. A festa é tradicionalmente comemorada com comidas típicas, fogueiras e também com fogos de artifícios. Contudo, para o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) a festa fica muito mais bonita se os fogos forem sem barulho.
O parlamentar, inclusive, é autor de um Projeto de Lei proibindo a queima, soltura e comercialização de fogos de artifício com estampidos no Estado de Sergipe. A proposta visa acabar com a poluição sonora causada por esses artefatos.
Georgeo explica que, apesar da cultura dos fogos ser uma tradição, os estampidos trazem grandes transtornos para recém-nascidos, pessoas do espectro autista, idosos e animais. Por isso, é muito importante que se proíbam esse tipo de fogos. “Muitas pessoas são prejudicadas por eles”, afirmou.
“É preciso ter sensibilidade e atenção com esta causa. Existem fogos que não provocam essa poluição sonora e que certamente vão abrilhantar as festas e eventos normalmente, isso sem prejudicar a população e os animais que tanto sofrem com esse barulho”, defendeu.
Georgeo destacou que a iniciativa já foi adotada em outros Estados, como Acre, Espírito Santo, Maranhão, São Paulo e no Distrito Federal, além de várias capitais. “Inclusive, o próprio STF já tem julgado a constitucionalidade de todas essas Leis”, argumentou.
Para incentivar essa causa, o deputado lançou o coletivo “Fogo Sim, Barulho Não”, uma campanha de conscientização para regulamentar o uso de fogos de artifício barulhentos. O objetivo é criar um ambiente mais seguro e menos estressante para comunidades vulneráveis.
Georgeo espera que essa causa se espalhe cada vez mais. “Queremos continuar com nossa cultura, nossa tradição, mas sem que isso traga dor e sofrimento para algumas pessoas. Esperamos que o São João continue lindo da forma que é – mas sem fogos com barulho”, completou Georgeo.