“O governador só acordou quando veio a atingir Aracaju, que viu o estrago político”, disse Georgeo diante do caos da falta de água
16 de setembro de 2025
“O governador só acordou quando veio a atingir Aracaju, que viu o estrago político”, disse Georgeo diante do caos da falta de água
16 de setembro de 2025

Deputado Georgeo lamenta que Sergipe seja o pior estado em transparência pública

Na sessão desta quinta-feira, 18, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) lamentou a péssima colocação de Sergipe no ranking dos estados em transparência pública, conforme divulgado pelo site Poder 360. O levantamento foi elaborado pelo Laboratório de Governo – LabGov, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP e analisou dados de 2023 e 2024.

“Sergipe ficou em último lugar entre os governos estaduais. O ranking da transparência administrativa foi elaborado pelo laboratório de governo, núcleo de estudos sobre políticas públicas, governança pública, transparência administrativa e governo da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sergipe foi o estado que teve o pior desempenho nesse levantamento”, citou o deputado.

Segundo o levantamento, Sergipe cumpriu apenas 66,2% dos requisitos pesquisados. “Em 2022, Sergipe havia ficado em 19º com 81,80% dos itens cumpridos, ou seja, Sergipe caiu. Entre os problemas apontados no estudo estão a não identificação de gastos com programas específicos como saúde, educação e não há informações sobre gastos previdenciários”, diz a publicação, lida por Georgeo em plenário.

O deputado espera um índice melhor nos próximos anos e criticou a falta de transparência do governo. “Transparência não é o forte desse governo. Tanto que determinadas documentações quando são solicitadas por parlamentares dessa Casa a gente não recebe resposta. Inclusive, tivemos que processar o secretário Jorge Araújo Filho (Jorginho) para que ele nos encaminhasse uma informação pública. E se dificulta para um deputado, imagine para o cidadão”, ponderou Georgeo.

Na avaliação do parlamentar o povo perde muito com a falta de transparência. “Enquanto isso, estados como o Paraná cumprindo 95,8% das informações que a USP tem nesse seu estudo, Santa Catarina com 93,1%, Ceará 92,9%, Bahia 91,7% e Sergipe lá em último lugar com apenas 66,2% dos dados que o laboratório de governo da USP pede”, lamentou Georgeo.

Foto: Joel Luiz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *