
Deputado Georgeo participa da 7ª Cavalgada da União em Monte Alegre
8 de setembro de 2025Na sessão ordinária desta terça-feira, 09, o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) ocupou a tribuna para debater mais uma vez sobre a disputa territorial entre Aracaju e São Cristóvão na área da Zona de Expansão. O parlamentar ressaltou a manifestação que participou junto aos moradores na última sexta, 05, e compartilhou depoimentos de populares com os colegas em plenário.
“Existe uma disputa judicial que já vem de alguns anos. Temos o artigo 18 da Constituição Federal que infelizmente até hoje o Congresso Nacional não fez a sua parte para editar uma lei complementar e, por isso, o plebiscito que os moradores tanto pedem não pode ser realizado. Ano passado, a Alese autorizou o plebiscito, mas não pode seguir por falta da legislação federal”, explicou Georgeo.
O deputado relatou que o sentimento de pertencimento da comunidade é muito grande para com o município de Aracaju. “Minha preocupação é que não deixe criar uma rivalidade entre sergipanos, da população da Zona de Expansão querer confrontar com o povo de São Cristóvão. Afinal, todos são de Sergipe. E esse clima está esquentando naquela região”, alertou.
Georgeo sugere que os deputados estaduais se reúnam com a bancada federal de Sergipe (deputados federais e senadores). “Será necessário que algum parlamentar protocole (se não houver ainda projeto de lei) um projeto de lei complementar no Congresso Nacional. Hoje, a situação na Zona de Expansão é de incerteza. As pessoas não sabem o que vai acontecer”, disse.
O parlamentar informou que na Zona de Expansão residem aproximadamente 30 mil habitantes. “Só do município de Aracaju naquela área tem 17 escolas municipais, 2 ou 3 postos de saúde, 6 mil alunos matriculados na rede municipal. Então, não é uma decisão fácil. É preciso que a Assembleia Legislativa ajude a buscar uma solução para esse conflito territorial. E que depende única e exclusivamente, no momento, do nosso Congresso Nacional”, pontuou Georgeo.