Georgeo: “ainda estamos aguardamos soluções concretas para a crise de leitos pediátricos em Sergipe” – Georgeo Passos
Georgeo cobra conclusão de adutora iniciada há mais de 10 anos
10 de junho de 2024
Georgeo: “com a crise deste ano, Governo só abriu 10 leitos de UTI pediátricas”
13 de junho de 2024
Georgeo cobra conclusão de adutora iniciada há mais de 10 anos
10 de junho de 2024
Georgeo: “com a crise deste ano, Governo só abriu 10 leitos de UTI pediátricas”
13 de junho de 2024

Georgeo: “ainda estamos aguardamos soluções concretas para a crise de leitos pediátricos em Sergipe”

Na semana passada, aconteceu no Ministério Público Estadual uma audiência com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Conselho Regional de Medicina (Cremese). Na pauta, a superlotação das unidades pediátricas no Estado.

Na ocasião, a SES informou que, para atender a crescente demanda, foram abertos 10 leitos intensivos junto ao Hospital Universitário de Aracaju (HUA), e acrescentou que houve a ampliação de 5 leitos de caráter semi-intensivo no Hospital Santa Isabel, totalizando 15 leitos semi-intensivos naquela unidade.

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) comentou sobre essa informação durante a sessão plenária desta terça-feira (11). Para o parlamentar, ainda falta uma maior mobilização da Secretaria e também do Governo do Estado para resolver a crise da falta de leitos pediátricos.

“O Governo não conseguiu resolver esse problema e o Ministério Público vem cobrando providências, pois ainda é insuficiente para dar conta do que vem ocorrendo. Na semana passada, mais de 30 crianças estavam aguardando vagas para leitos de UTI”, comentou Georgeo.

Em seu discurso, o deputado destacou a fala da promotora de Justiça Alessandra Pedral, da 9ª Promotoria de Justiça dos Direitos à Saúde, que também entendeu com insatisfatória a resposta da SES. “Salvar vidas é questão de urgência e prioridade”, disse Alessandra, em texto publicado no site do MPSE.

“O Estado tem que providenciar a abertura urgente de mais leitos de UTI pediátrica, a fim de que tenham assistência adequada. Essa medida precisa ser efetivada e, infelizmente, providências tardias e ainda insuficientes contribuem para agravar o problema”, afirmou a promotora.

Para Georgeo, o duro posicionamento do MPSE comprova que o cenário atual é grave e que crianças podem morrer pela falta de estrutura. “Colabora com aquilo que estamos denunciando há dias, de que é preciso tomar medidas urgentes para estururar a saúde pediátrica. Ou vidas serão perdidas”, completou o deputado.

Os comentários estão encerrados.