
“O Banese lançou a bet do governo. Isso é uma armadilha digital”, critica Georgeo
28 de maio de 2025
Georgeo prevê caos na saúde pública de Sergipe com demissão em massa na FHS
10 de junho de 2025O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) debateu na sessão plenária desta quinta-feira, 29, a reportagem da TV Atalaia (Rede Record) sobre os lixões “disfarçados de aterros sanitários”, no Povoado Terra Dura – Itabaiana e Itaporanga D’Ájuda. Georgeo sugeriu a visita de técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e de uma comissão formada por deputados.
Na reportagem, moradores de ambos os municípios denunciam o mal cheiro, danos ao meio ambiente e transtornos causados na área com a instalação dos aterros. “Não adianta fechar os lixões, colocar em outro local que não respeita as normas e a legislação ambiental. Segundo os técnicos que conversamos, o aterro quando é bem feito, bem elaborado, não pode ter mal cheiro na área instalada. E se tem, algo falhou”, comentou Georgeo.
“É importante que a Adema junto com uma comissão de deputados possa fazer uma visita aos dois aterros (Itaporanga e Itabaiana) para que a gente entenda se aquelas condicionantes para as licenças estão sendo cumpridas ou não. E provocar o Ibama sobre essa questão. Nós já pedimos para marcar uma reunião com a presidência da Adema”, sugeriu Georgeo.
O deputado analisa como um tema complexo e diz que surgem algumas dúvidas de como foram obtidos os licenciamentos para a construção dos aterros, em virtude de tantas reclamações. “Tem ações na justiça impedindo, outras autorizando. É uma situação que vem se arrastando há muito tempo e a Assembleia Legislativa deve se posicionar, deve participar também dessa fiscalização”, pondera Georgeo.
Foto: Jadilson Simões