Projeto de Lei propõe validade indeterminada para laudo médico de Diabetes Mellitus Tipo 1 em Sergipe – Georgeo Passos
Deputado Georgeo Passos participa da romaria de Nossa Senhora Aparecida 2023
12 de outubro de 2023
Georgeo cobra da Deso melhorias no abastecimento de água em Ribeirópolis
19 de outubro de 2023
Deputado Georgeo Passos participa da romaria de Nossa Senhora Aparecida 2023
12 de outubro de 2023
Georgeo cobra da Deso melhorias no abastecimento de água em Ribeirópolis
19 de outubro de 2023

Projeto de Lei propõe validade indeterminada para laudo médico de Diabetes Mellitus Tipo 1 em Sergipe

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que poderia simplificar significativamente a vida dos pacientes com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1) no Estado de Sergipe. A proposta visa estabelecer que o laudo médico que ateste o DM1 tenha prazo de validade indeterminado para todos os fins legais.

O projeto atende um pleito da nutricionista e educadora em diabetes, Maria de Lourdes Passos Machado, que busca enfrentar as dificuldades enfrentadas por indivíduos com DM1. Essa condição crônica demanda tratamento contínuo e cuidados ao longo da vida do paciente.

“Um dos desafios enfrentados por esses pacientes é a necessidade de renovar seus laudos médicos periodicamente, mesmo que sua saúde não tenha se alterado. Com a imposição de prazos de validade para os laudos, os pacientes com DM1 enfrentam uma burocracia que pode se tornar desnecessária”, explica Georgeo.

O parlamentar destaca que a obrigação de realizar consultas e exames frequentes apenas para renovar o laudo acaba por sobrecarregar o sistema de saúde e desperdiçar recursos que poderiam ser direcionados a pacientes com outras necessidades médicas.

“Estabelecer um prazo de validade indeterminado para o laudo médico de DM1 é uma medida que visa aliviar essa sobrecarga, proporcionando uma solução prática e sensata para pacientes com uma condição que requer tratamento vitalício. Isso não apenas simplifica a vida dos pacientes, mas também permite que os profissionais de saúde concentrem seus esforços em atender pacientes que necessitam de cuidados médicos mais urgentes”, finalizou o deputado.

FOTO: Joel Luiz / Alese

Os comentários estão encerrados.