Georgeo participa de Encontro Nacional da Fenacria
28 de setembro de 2017Georgeo: “Jackson vai encerrar seu mandato sem dar uma recomposição salarial aos servidores”
4 de outubro de 2017O deputado estadual Georgeo Passos (PTC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, usou o grande expediente da sessão plenária desta terça-feira, 3, para criticar o descaso do Governo do Estado com os municípios sergipanos. O parlamentar mostrou que o Executivo não tem honrado compromissos feitos com as Prefeituras na área de educação.
Georgeo reclamou mais uma vez do atraso nos repasses dos convênios entre o Estado (SEED) e os municípios para o transporte de estudantes da rede estadual. Um exemplo é o de Ribeirópolis, onde das 10 parcelas previstas para este ano, o Governo só pagou uma até o mês de setembro – o que tem causado prejuízos. “A Prefeitura tem arcado com um custo sendo que a obrigação de fornecer esse serviço é do Estado”, comentou.
“Os municípios irão tomar mais um calote. No ano passado, de 10 parcelas previstas só pagaram 5. Agora, faltam apenas 4 meses para o ano acabar e o Governo não deve honrar esse compromisso novamente. Em um momento tão delicado, fica difícil manter essa parceria. Não dá para as Prefeituras tomarem o calote e ficarem aguentando essa situação”, alertou o deputado.
Diante da situação, segundo o parlamentar, a gestão de Ribeirópolis já está se preparando para não renovar esse convênio com o Governo para o próximo ano. “O prefeito Antônio Passos deve fazer essa notificação a Secretaria de Educação logo em breve. Como o Município não tem como arcar com esse prejuízo, a partir do ano que vem, vai ser feito o transporte dos estudantes da rede municipal apenas, que é a obrigação municipal”, afirmou.
Ambulância
Ainda em sua fala, Georgeo criticou o descaso do Governo em relação a saúde. Ele lembrou que a base da Samu em Ribeirópolis está sem ambulância há alguns meses e que o Estado nada tem feito para solucionar essa questão. “É um problema muito grande e que pode representar a perda de algumas vidas”, assegurou.
“A ambulância estava quebrada e foi retirada para conserto. No 1º semestre deste ano, pedimos várias vezes o retorno. Já se passaram mais de 90 dias e o veículo ainda não voltou para a cidade. Ribeirópolis é base da nossa região e está sem ambulância. Fazemos o apelo para que o governo e o Samu possam enviar de volta a ambulância e deixar nossa região guarnecida”, disse Georgeo.
O parlamentar lembrou que já cobrou por diversas vezes atitude do Governo, mas que isso não tem surtido efeito. “Já ocupamos a tribuna mais de uma vez para trazer esses temas. Mas, infelizmente, a voz que sai da Assembleia não está sendo ouvida. Cobramos que os serviços básicos funcionem, mas quase nada é feito. Percebemos que estão preocupados mesmo é com a eleição do próximo ano, no entanto, até lá muita coisa precisa ser feita”, finalizou o deputado.
FOTO: Jadilson Simões / Agência Alese