Georgeo consegue barrar na Justiça aumento de impostos para este ano
27 de março de 2019Endometriose é discutida em audiência pública de Georgeo Passos
29 de março de 2019A endometriose é um problema que atinge e afeta milhares de brasileiras. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 7 milhões de mulheres em idade fértil sofrem com esse mal em nosso País, o que o torna uma questão de saúde pública. O assunto é tão importante que o mês de março é dedicado à conscientização sobre ele em todo o mundo, através da campanha “Março Amarelo”.
E em Sergipe também haverá discussão. Nesta sexta-feira, 29, a partir das 8h, no auditório da Escola do Legislativo, na Praça Fausto Cardoso, acontecerá a Audiência Pública “Semana de Prevenção a Endometriose e Infertilidade”. O evento é de autoria do deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, e trará palestras e depoimentos de pacientes sobre o tratamento. A entrada é gratuita.
Serão realizadas duas palestras. A primeira terá a frente Scheila Caldas Amado, médica ginecologista e especialista em colposcopia e sexologia clínica, que falará a respeito do tema “Abordagem Sobre a Endometriose e Infertilidade”. A segunda será ministrada por Simone Maria Leite Batista, enfermeira sanitarista, coordenadora do Movimento Popular da Saúde em Sergipe, conselheira nacional de saúde e representante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS). Ela abordará “A Endometriose e as práticas integrativas e complementares da saúde”.
O deputado Georgeo Passos explica que a realização desta audiência se alinha com a Lei nº 8.438/2018, de sua autoria, que instituiu a Semana de Prevenção a Endometriose e Infertilidade no calendário oficial de Sergipe. Ele comenta que a iniciativa foi de um grupo de pacientes que possuem essa condição e buscaram promover o debate acerca do assunto. “Percebemos ali a necessidade de trabalhar a conscientização e levar informações para a sociedade”, assegura o parlamentar.
A endometriose ocorre quando as células do endométrio (camada que reveste o útero) crescem em seu exterior. Isso causa cólica e menstruação irregular – o que pode durar anos. O diagnóstico é feito por meio de exames e o tratamento necessita auxílio médico. No entanto, muitas mulheres sofrem sem buscar ajuda, o que pode resultar até mesmo em infertilidade.
Georgeo diz que espera contribuir no sentido de conscientizar e que aquelas que são afetadas procurem a ajuda necessária. “Sabemos que é uma condição muito penosa para quem sofre com a endometriose. O tratamento é o melhor caminho e os depoimentos que serão dados durante a audiência demonstrarão que é possível sim ter qualidade de vida. Por isso, contamos com a presença dos parlamentares e da sociedade para que todos saibam mais sobre essa condição”, finalizou o parlamentar.