Georgeo Passos participa de seminário que vai debater políticas públicas para juventude
9 de novembro de 2017Obra de rodovia do Proinvest está atrasada em dois anos
10 de novembro de 2017Na manhã desta sexta-feira, 10, aconteceu na Assembleia Legislativa uma audiência pública com o objetivo de apresentar o Índice de Governança Municipal (IGM/CFA). A ferramenta, criada pela Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CFA), busca analisar como anda a governança dos municípios brasileiros.
A audiência teve propositura do deputado estadual Georgeo Passos (PTC) e foi acompanhada por diversas autoridades, entre elas, Sidney Vasconcelos, presidente do Conselho Regional de Administração de Sergipe. Segundo o parlamentar, conhecer o índice e a metodologia apresentada pelo CFA é importante para a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelas prefeituras em Sergipe e em todo o Brasil.
“Em um País como o nosso, onde a carga tributária é sufocante e a gente não vê o retorno devido, é de suma importância que ferramentas como esta sejam colocadas dentro das gestões. Por isso, achamos pertinente trazer à população essa audiência para que todos tenham acesso a essas informações esclarecedoras. Esperamos que diante desses dados a gente possa contribuir e dar sugestões para melhorar o cenário atual”, garantiu o parlamentar.
O índice avalia as administrações municipais através de três dimensões: fiscal, gestão e desempenho. Os dados foram obtidos de diversas fontes e analisaram áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, entre outros. A partir daí, atribuíram-se notas entre 0 e 1 para os municípios.
As informações podem ser obtidas no site da Câmara de Gestão Pública (www.cgp.cfa.org.br). O acesso é totalmente gratuito e os dados podem ser baixados por todos. “O nosso objetivo é melhorar o desempenho dos municípios, fornecendo dados sobre como está a administração. Quanto mais informações, certamente o serviço público será mais eficiente”, assegurou Norma Sueli Costa Andrade, vice-diretora da Câmara de Gestão Pública.
Para Carlos Henrique Mendes da Rocha, vice-presidente do Conselho Federal de Administração, o Índice de Governança Municipal, se bem aproveitado, poderá desempenhar um papel importante. “Com ele, o gestor tem a oportunidade de se auto avaliar e a população de saber como anda a gestão do município. É um instrumento que serve para toda a sociedade”, afirmou.